Darlan Romani garantiu um lugar na decisão do Mundial de Atletismo de 2022, em Eugene, nos Estados Unidos. No primeiro dia de disputas, o atleta do arremesso de peso, uma das principais esperanças de medalha do Brasil na competição, não foi bem nas eliminatórias de sexta-feira. Ainda assim, Darlan passou para a próxima fase na nona colocação ao atingir marca de 20,98m. A final será neste domingo.
O campeão mundial indoor chegou a queimar o primeiro e o terceiro arremesso. A marca para classificação direta era de 21,20m. O segundo arremesso de 20,98m confirmou o brasileiro entre os 12 finalistas. Darlan reconheceu que não bem, mas celebrou o lugar na disputa por medalha.
“Era o último da série a arremessar, começou a fazer frio e perdi o aquecimento, a esfriar. Hoje classifiquei para a final, não fiz o que era para ter sido feito, mas consegui a classificação. Estou contando com a torcida de todos, do Brasil todo, vamos torcer para a gente”, disse Darlan.
O Brasil ainda teve outros dois representantes na prova, Wellington Morais e William Dourado, mas nenhum deles conseguiu a classificação. Wellington ficou no 19º lugar, com 19,80m, e William ficou em 21º, com 19,73m.
A noite de sexta-feira também teve três brasileiros nas preliminares dos 100m rasos masculinos e dois deles seguiram para as semifinais. Rodrigo Nascimento foi o terceiro de sua bateria, com 10s11, e foi o primeiro a se classificar. Erik Cardoso também ficou no terceiro lugar com tempo de 10s18, garantindo vaga na semifinal. Já Felipe Bardi fez 10s22 e ficou em quinto em sua bateria, sendo eliminado.