Vinte oito das 157 candidaturas ao Executivo nos municípios da região de Presidente Prudente para as eleições 2024 são de mulheres. De acordo com levantamento feito pela reportagem de O Imparcial a partir dos dados do sistema DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o percentual de representatividade feminina nas candidaturas que buscam o cargo máximo das cidades da região é de 17,83%.
Em 26 dos 53 municípios, há mulheres na disputa pela Prefeitura, porém, apenas em dois o número é superior a uma mulher: em Osvaldo Cruz e Presidente Epitácio. Em ambos os municípios, duas candidatas concorrem ao Executivo. Já nas outras 27 cidades da região, não foram registradas candidaturas femininas, como é o caso de Presidente Prudente. No maior colégio eleitoral do oeste paulista, os seis candidatos ao cargo majoritário são homens.
No entanto, houve aumento de 8% de candidatas em relação ao pleito municipal de 2020, ocasião em que o número de mulheres foi de 18 de 185 candidaturas ao Executivo. Todavia, mesmo com o crescimento da participação feminina na busca pelo comando das prefeituras, o percentual está muito abaixo do que se vê na representatividade feminina no eleitorado, que vai às urnas em outubro. Na região, como noticiado por O Imparcial, 53,21% dos votantes são mulheres. O IMPARCIAL