Corpos exumados na Ucrânia apresentam sinais de tortura

Início » Blog » Corpos exumados na Ucrânia apresentam sinais de tortura

Após contraofensiva ucranina que retomou territórios na região de Kharkiv, mais de 400 sepulturas foram encontradas em uma floresta de Izium.As análises iniciais dos corpos exumados na cidade de Izium, no nordeste da Ucrânia, nesta sexta-feira (16/09), indicam evidências de tortura e crimes de guerra cometidos pelas tropas russas durante a ocupação do território, informou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Em uma floresta de Izium, nas proximidades de Kharkiv,foram descobertas uma vala comum com corpos de 17 soldados ucranianos e pelo menos outras 443 sepulturas improvisadas – a maioria de civis.

“Já existem evidências claras de tortura, tratamento humilhante de pessoas. Além disso, há evidências de que soldados russos, cujas posições não estavam longe deste lugar, atiraram nos enterrados apenas por diversão”, disse Zelenski.

O governador regional, Oleg Sinegubov, relatou que 99% dos corpos exumados nesta sexta-feira apresentavam sinais de morte violenta. “Há provavelmente mais de mil cidadãos ucranianos torturados e mortos em territórios libertados da região de Kharkiv”, escreveu nas redes sociais. A área foi retomada em uma contraofensiva ucraniana na semana passada.

“Falando em provas de tortura, posso dizer que este corpo foi encontrado com uma corda no pescoço e vários outros com as mãos amarradas nas costas. Ainda estamos investigando, mas acho que 99% das pessoas morreram de causas não naturais. Tudo será devidamente investigado – mas isso sugere que o mundo precisa reconhecer que está ocorrendo um genocídio do povo da Ucrânia”, disse Sinegubov.

Dez equipes de investigação foram enviadas ao local, que está sendo vigiado por policiais e soldados. Um cheiro pungente de cadáveres paira no ar e muitos usam máscaras sobre a boca.

Um morador da cidade, Sergei, se dirigiu ao local. “Eu sabia que era aqui em algum lugar na floresta e estou aqui pela primeira vez desde a libertação. Acho que meu vizinho do terceiro andar e sua família estão aqui – sete pessoas”, lamentou Sergei.

DEUTSCHE WELLE
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1