Pesquisar
Close this search box.

Coreia do Norte enviará 12 mil soldados para Ucrânia, diz Seul

Início » Blog » Coreia do Norte enviará 12 mil soldados para Ucrânia, diz Seul

Segundo agência de inteligência da Coreia do Sul, militares vão lutar ao lado da Rússia. Primeiro batalhão norte-coreano já está sendo treinado em território russo.A Coreia do Norte decidiu enviar 12 mil soldados do país para lutar ao lado da Rússia na guerra na Ucrânia, segundo informações do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) divulgadas nesta sexta-feira (18/10) pela agência de notícias sul-coreana Yonhap. Se esse deslocamento for confirmado, essa será a primeira grande participação da Coreia do Norte em uma guerra estrangeira.

Em comunicado, a agência de inteligência sul-coreana afirmou que 1,5 mil militares da Coreia do Sul já foram enviados para a Rússia e estão estacionadas em bases militares do extremo-oriente russo, onde serão treinados. Os soldados foram enviados para bases como “Vladivostok, Ussuriysk, Khabarovsk e Blagoveshchensk, e deverão ir para as linhas da frente assim que concluírem o treino de aclimatação”, afirmou o NIS.

De acordo com a agência de inteligência, os soldados receberam uniformes e armas de fabricação russos. “Isso parece ser um esforço para disfarçar o fato de que são militares norte-coreanos”, destacou.

O deslocamento de militares norte-coreanos para a Ucrânia já havia sido citado pelo presidente Volodimir Zelenski nesta quinta-feira. O líder ucraniano disse que 10 mil soldados norte-coreanos estavam sendo destacados para o território ucraniano ocupado pela Rússia. Ele alertou que a participação de uma terceira nação poderia potencialmente transformar o conflito em uma “guerra mundial”.

Desde a cúpula de seus líderes no ano passado, a Coreia do Norte e a Rússia aprofundaram seus laços militares. Em junho, em Pyongyang, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram um acordo de parceria estratégica que inclui um pacto de defesa mútua.

A Coreia do Norte tem 1,28 milhão de soldados, numa das maiores Forças Armadas do mundo, mas carece de experiência em combate. Muitos especialistas questionam o quanto o envio de tropas de Pyongyang ajudaria a Rússia na guerra, citando a escassez de experiência e o equipamento desatualizado.

Na semana passada, a Rússia negou o uso de tropas norte-coreanas na guerra, após relatos sobre a morte de seis soldados enviados por Pyongyang para lutar na Ucrânia. DW

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1