A confiança do consumidor recuou 3,6 pontos em dezembro ante novembro, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 20. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 92,0 pontos, na série com ajuste sazonal, menor patamar desde junho, quando estava em 91,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice diminuiu 0,6 ponto.
“A queda da confiança dos consumidores no mês foi influenciada, principalmente, pela piora das expectativas futuras e da percepção sobre a situação presente, em menor magnitude. O resultado também foi disseminado entre as faixas de renda, com destaque para o grupo de renda mais baixa. A recente elevação da taxa de juros, somada a focos de pressão inflacionária em itens como alimentos, podem estar contribuindo para aumentar o pessimismo entre os consumidores no último mês de 2024, levando a uma pioradas expectativas com a situação financeira nos próximos meses”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial. EC