AFP – Os combates prosseguiam neste domingo (7), ao mesmo tempo que representantes do exército e dos paramilitares, em conflito pelo poder, não divulgaram nada sobre as negociações de cessar-fogo em curso na Arábia Saudita.
Como a cada dia desde o início dos conflitos em 15 de abril, o barulho dos combates é ouvido em diversos pontos da capital, Cartum, onde os cinco milhões de habitantes sobrevivem trancados em suas casas com medo das balas perdidas, sem água e energia elétrica em vários bairros e com poucas reservas de alimentos ou dinheiro.
Fontes do governo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita afirmam que os beligerantes estão negociando uma trégua na cidade saudita de Jidá. Mas nem o exército, do general Abdel Fatah al Burhan, nem as Forças de Apoio Rápido (FAR), do general rival Mohamed Hamdan Daglo, revelam qualquer coisa sobre as conversações entre seus enviados.
“A delegação do exército só falará sobre a trégua e como aplicá-la corretamente para facilitar o acesso humanitário”, limitou-se a declara à AFP o general Nabil Abdallah, porta-voz do exército.
Os paramilitares das FAR não falaram nada sobre as negociações, que acontecem após uma série de tréguas anunciadas e sistematicamente violadas nas últimas semanas.
Riad e Washington não anunciaram nem o início formal das negociações na cidade saudita de Jidá nem o conteúdo exato das conversações.
10:28:53