Pesquisar
Close this search box.

Com uso de guindaste, maior fóssil brasileiro da pelve de titanossauro deixa Presidente Prudente

Início » Blog » Com uso de guindaste, maior fóssil brasileiro da pelve de titanossauro deixa Presidente Prudente
Maior fóssil brasileiro da pelve de titanossauro deixa Presidente Prudente (SP) — Foto: Leonardo Bosisio/g1
Maior fóssil brasileiro da pelve de titanossauro deixa Presidente Prudente (SP) — Foto: Leonardo Bosisio/g1

Em um caminhão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o maior fóssil da pelve de um titanossauro conhecido no Brasil deixou, nesta quinta-feira (14), a Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo”, também conhecida como Colégio Agrícola, em Presidente Prudente (SP).

A ossada pré-histórica do dinossauro herbívoro foi encontrada por paleontólogos, em 2014, em uma fazenda na cidade de Alfredo Marcondes (SP), e, somente após oito anos da descoberta, ela foi retirada da terra.

O fóssil, que tem em torno de 150 kg e mede 1,70m por 1,20m, começou a ser preparado para transporte, em julho deste ano, pelo doutor em paleontologia André Eduardo Piacentini Pinheiro, que também é o coordenador do Laboratório de Paleontologia de São Gonçalo, pelo especialista em paleoecologia Felipe Mesquita Vasconcelos e pelo biólogo Kauê da Silva Fontes.

Nesta quinta-feira, três pessoas participaram da operação, que contou com um guindaste para içar a peça até o caminhão. O fóssil conta com uma grossa camada de gesso, que é responsável pela proteção da ossada ao longo do deslocamento. G1/Prudente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1