O Golden State Warriors começa nesta quinta-feira, 30, a busca pelo terceiro título seguido da NBA – o quarto em cinco anos – e terá pela frente um novo rival, o Toronto Raptors, que com um Kawhi Leonard inspirado, chegou pela primeira vez à decisão. As decisões do principal torneio de basquete do planeta terão transmissão em TV fechada, pela ESPN, e também em TV aberta pela Band. O jogo desta noite acontece no Scotiabank Arena, em Toronto, a partir das 22h (de Brasília).
Nas quatro finais que disputou nos últimos anos, os Warriors tiveram como adversário o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, que nesta temporada deixou a franquia para jogar no Los Angeles Lakers. Agora, os campeões do Leste são os Raptors, que alcançaram a decisão inédita em seus 24 anos de história, graças ao protagonismo de Kawhi, decisivo na vitória de virada por 4 a 2 na série final da conferência sobre o Milwaukee Bucks.
Os Warriors chegam à disputa pelo título como favoritos, mas a lesão de Kevin Durant deixa o confronto mais equilibrado. Principal destaque do time comandado por Steve Kerr, o ala está fora desde o quinto jogo da série contra o Houston Rockets e deve perder pelo menos as duas primeiras partidas da grande decisão da NBA.
A ausência do astro, no entanto, abriu caminho para que o armador Stephen Curry voltasse a brilhar. Desde que Durant foi para o departamento médico, Curry assumiu o papel de protagonista do time e ampliou sua produção de forma exponencial. Nos 11 primeiros jogos dos playoffs, o armador fez 23,5 pontos por jogo, uma média que subiu para 35,8 sem o companheiro em quadra.
Veja
12:40:00