O Grêmio reencontra seu adversário nas semifinais da Copa do Brasil, o Athletico-PR, neste sábado, às 17h, na sua arena em Porto Alegre, desta vez em partida válida pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez com uma equipe reserva na competição, o time gaúcho vai tentar encerrar um jejum de cinco jogos sem vitória contra um adversário que possui proposta de jogo e estratégias muito semelhantes.
Uma dessas similaridades entre os dois times reside na ideia de poupar jogadores na disputa por pontos corridos antes de partidas de mata-mata. Tal opção, no entanto, não tem se mostrado das mais felizes, uma vez que as duas equipes ainda não conseguiram deslanchar no Brasileirão e veem outros times se descolarem na briga pelo título ou por uma vaga na Libertadores de 2020. O Grêmio é apenas o 13.º na tabela, com 18 pontos, enquanto o Athletico figura na oitava colocação, com 22 pontos.
São também duas equipes que apostam fortemente na aproximação ao campo de ataque através da manutenção da posse de bola e do controle no ritmo das partidas. No duelo de 14 de agosto, pela ida das semifinais da Copa do Brasil, deu Grêmio. Triunfo por 2 a 0 dos gaúchos em casa, o que lhes deu uma vantagem de poder perder por até um gol de diferença na volta, marcada para 4 de setembro em Curitiba, para chegar à decisão do torneio.
Como resultado dessa medição de forças no quesito proposta de jogo, mesmo vencendo, o time de Renato Gaúcho terminou a partida sem registrar maior posse de bola – 51% para os paranaenses e 49% para o Grêmio – , algo raro nos últimos tempos, mas que denota a equiparação dos dois times no desejo pela manutenção da pelota.
IstoÉ
09:40:02