Pesquisar
Close this search box.

Chefe do Hamas anuncia morte de três filhos em bombardeio israelense em Gaza

Início » Blog » Chefe do Hamas anuncia morte de três filhos em bombardeio israelense em Gaza

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, anunciou nesta quarta-feira (10) a morte de três dos seus filhos em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza e alertou que o ataque não acabará com a determinação do movimento islamista após seis meses de guerra.

O líder do movimento islamista palestino, radicado em Doha, no Catar, confirmou à rede Al Jazeera o “martírio” de “três filhos” e de alguns dos seus “netos”.

“Este derramamento de sangue nos tornará ainda mais firmes em nossos princípios”, disse o chefe do grupo islamista, que governa Gaza desde 2007.

Segundo a rede catari, um drone atingiu o veículo da família no acampamento de refugiados de Al Shati, no norte do estreito e devastado território palestino. Em comunicado, o Hamas confirmou a morte dos três filhos de Haniyeh e de quatro dos seus netos.

O Exército israelense confirmou o ataque e classificou os filhos de Haniyeh como “agentes militares” do movimento islamista.

“Os três agentes atingidos são Amir Haniyeh, comandante de célula da ala militar do Hamas, Mohammad Haniyeh, agente militar da organização terrorista Hamas, e Hazem Haniyeh, também agente militar da organização terrorista Hamas”, indicou em comunicado.

O bombardeio ocorreu apesar dos esforços dos mediadores internacionais para chegar a uma trégua nos combates. Também coincidiu com o primeiro dia do Eid al Fitr, dia que marca o fim do Ramadã.

A guerra eclodiu em 7 de outubro, após o ataque do Hamas ao sul de Israel, que deixou 1.170 mortos, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados israelenses.

O movimento islamista também fez 250 reféns, dos quais 129 permanecem em Gaza, incluindo 34 que teriam morrido, segundo as autoridades israelenses.

Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas, que considera uma organização terrorista, opinião respaldada por Estados Unidos e União Europeia. Lançou uma ofensiva implacável que já deixou 33.482 mortos em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território. IstoÉ

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1