O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, afirmou nesta terça-feira (22) que a eleição do próximo papa pode trazer surpresas, inclusive com a escolha de um religioso de fora da Europa e das Américas.
“Existe uma consciência mais clara entre os cardeais de que o papa não precisa ser europeu, não precisa ser italiano. Não importa de qual país ele venha. Importa que tenha carisma e que desempenhe bem sua missão”, declarou o cardeal em entrevista à rádio CBN.
“Não surpreenderia se fosse escolhido um papa de outro continente que não fosse Europa ou América, como foi desta vez [com Francisco]. A Igreja Católica é de todo o mundo”, acrescentou o religioso.
Na segunda-feira (21), ele já havia afirmado que “ninguém deveria se surpreender se fosse escolhido um cardeal africano ou um cardeal asiático para ser o próximo papa.
Scherer é um dos sete brasileiros com direito a voto que participarão do conclave para escolher o sucessor do papa Francisco, morto aos 88 anos.
“O resultado do conclave pode trazer surpresas. O papa Francisco foi uma surpresa, não se contava com ele nos prognósticos, e ele foi uma bela surpresa”, concluiu. (ANSA).