Hoje é um dia especial para uma das empresas mais tradicionais da cidade: a loja Cantinho do Lar, do empresário Antônio Ricardo de Jesus, completa 47 anos de existência. Localizada na Rua Almirante Barroso, no centro da cidade, a loja faz parte da história de muitos moradores — e posso dizer que também faz parte da minha.
Conheci Antônio Ricardo quando eu tinha 19 anos e trabalhava na Rádio Presidente Venceslau, ali na mesma região. Ele, um pouco mais velho, também chegou jovem ao local, após adquirir o negócio de Antônio Erbella. Na época, era uma empresa que combinava uma loja de móveis com um serviço de entrega de gás. Aos poucos, Ricardo adaptou-se ao setor e transformou a entrega de gás no carro-chefe do empreendimento.
Foram anos entregando gás pela Supergasbras por toda a cidade, até que, com o passar do tempo, Antônio Ricardo decidiu transformar seu negócio em uma loja de utilidades domésticas, dando origem ao Cantinho do Lar.
Antônio Ricardo e sua esposa, Nilda, fazem parte de um seleto grupo de empresários que resistiram ao tempo e ainda permanecem na mesma localização, na Rua Almirante Barroso. Na esquina com a Rua Barão do Rio Branco, ficavam os armazéns de Roberto Matsuura e Antônio Tanigutti. Hoje, no mesmo local, encontra-se um moderno prédio da Caixa Econômica Federal, construído pela família Matsuura.
Também permanecem as memórias de Flávia Pinho, a querida Esmeralda, que, mesmo falecida, continua presente por meio das filhas Paula e Ana Cláudia, que mantêm o tradicional Bazar Esmeralda em funcionamento. Na mesma área, ainda está a Rádio Presidente Venceslau, que, de uma emissora AM, evoluiu para uma FM sob o comando de Marcelo Rocha. Essas empresas, ao lado do Cantinho do Lar, formam o conjunto dos estabelecimentos mais antigos e emblemáticos daquela região.
Além de empresário tradicional, Antônio Ricardo é uma pessoa incrível. Sempre foi uma presença alegre e animada entre os frequentadores da região. Lembro com carinho das nossas partidas de sinuca no antigo Bar Esportivo, um ponto de encontro diário para um happy hour com cerveja gelada e boas conversas.
Toda a história do Cantinho do Lar é parte de uma época em que construímos laços e acompanhamos a trajetória de muita gente e até de instituições. Um dos exemplos é que ao lado da loja, surgiu a Casa do Menor — hoje CAICA —, uma entidade fundada por senhoras de Presidente Venceslau, que continua fazendo a diferença na vida de muitas pessoas da cidade.
Parabéns a Antônio Ricardo, Nilda e seus filhos, que ao longo dos anos construíram uma história bonita e digna em Presidente Venceslau. Sinto-me privilegiado por vivenciar e poder contar, de maneira singela, essa trajetória. Parabéns!
Uma resposta
Incrivel mais é pura verdade, sempre tive vontade de pedir pra você Moré já que nunca pedi ou sugeri nada, fazer uma entrevista com os proprietários do Cantinho do Lar mas como raramente nos encontramos Hoje está você mostrando o Sr Antônio e sua trajetória de vida, que bacana gosto muito do atendimento dessa Loja da esposa dos filhos e dos funcionários do Sr Antônio, é quase impossível eu procurar algo nessa loja e não encontrar parabéns Moré por mais essa reportagem esse é o lado bom dessa nossa hospitaleira Cidade.