Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que 96 casos suspeitos de hepatite misteriosa estão sendo investigados no Brasil, mas nenhum deles foi confirmado. Desses, houve dez óbitos e dez pacientes precisaram de transplante de fígado. Todas as vítimas são crianças ou adolescentes.
Os 96 casos foram registrados em 19 Estados, e as mortes ocorreram nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão e Rio de Janeiro. São Paulo tem o maior número de casos sob análise, com 32 notificações vindas de 21 cidades.
Os sintomas da doenças são semelhantes ao da hepatite comum: náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal e principalmente pele e olhos amarelados. A hepatite é uma inflação do fígado, geralmente causada por uma infecção viral. O que intriga os cientistas é que até agora nenhum caso deu positivo para os vírus típicos da hepatite já conhecidos.
Portanto, ainda não se sabe o que causa a doença, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, já tem 920 casos prováveis em 33 países, sendo que houve 18 mortes e 45 transplantes. As suspeitas recaem sobre o adenovírus, responsável pelo resfriado comum, ou mesmo o coronavírus.
Os EUA são o país com maior número de casos prováveis, somando 305 notificações; o Reino Unido tem 267; Japão e México têm 58 casos cada um; e a Itália, 34.
Oeste
12:00:03