
Se as eleições presidenciais de 2026 reproduzirem a última disputa, Jair Bolsonaro (PL) derrotaria o presidente Lula (PT), segundo pesquisa AtlasIntel divulgada ontem, 28.
No cenário mapeado pelo instituto, o ex-presidente alcançou 45,1% das intenções de voto, numericamente à frente dos 44,2% do petista. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual, para mais ou para menos, o que representa um empate técnico.
Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, portanto, não poderá disputar o pleito. Mas aliados confiam na recuperação dos direitos políticos e o próprio ex-presidente insiste na candidatura.
Ciro Gomes (PDT) teve 2,9%, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), 2,1% das intenções de voto. Já 2,8% dos entrevistados disseram não saber quem escolher, enquanto 1,6% afirmaram que votariam em branco ou anulariam seu voto. Os 1,3% restantes optariam por outro dos concorrentes de 2022.
A AtlasIntel entrevistou 5.419 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 20 e 24 de abril, por meio do recrutamento digital aleatório, em que usuários clicam em um anúncio durante seu acesso à internet e se voluntariam a responder às perguntas. Um sistema de segurança impede que o anúncio seja exibido mais de uma vez para cada pessoa. IE