O presidente Jair Bolsonaro discursou neste domingo (19) durante um ato em Brasília que defendia uma intervenção militar, o que não está previsto na Constituição.
Dezenas de simpatizantes se aglomeraram para ouvir o presidente, contrariando as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do coronavírus. Durante o discurso, Bolsonaro tossiu algumas vezes, sem usar a parte interna do cotovelo, conforme orientação das autoridades sanitárias.
Do alto de uma caminhonete, Bolsonaro disse que ele e seus apoiadores não querem negociar nada e voltou a criticar o que chamou de “velha política”.
“Nós não queremos negociar nada. Nós queremos é ação pelo Brasil. O que tinha de velho ficou para trás. Nós temos um novo Brasil pela frente. Todos, sem exceção, têm que ser patriotas e acreditar e fazer a sua parte para que nós possamos colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder.“
Foi a maior aglomeração provocada por Bolsonaro desde o início da adoção de medidas contra a pandemia no Brasil. Na véspera, ele já havia falado para manifestantes que se concentraram em frente ao Palácio do Planalto.
Antes da fala de Bolsonaro, manifestantes gritavam “Fora, Maia”, “AI-5”, “Fecha o Congresso”, “Fecha o STF”, palavras de ordem ilegais, inconstitucionais e contrárias à democracia. O Ato Institucional número 5 (AI-5) vigorou durante dez anos (de 1968 a 1978), no período da ditadura militar, e foi usado para punir opositores ao regime e cassar parlamentares.
O presidente fez o discurso em frente ao Quartel-General do Exército e na data em que é celebrado o Dia do Exército. Os manifestantes também pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). (G1)
BLOG DO TONINHO
Em cima da notícia
99157 8529
Respostas de 5
Nelson Teich nunca trabalhou em rede pública não tem experiência em sistema de saúde pública, não conhece o SUS, sempre foi corporativista! O pior participou de grupo de apoio “informal” ao candidato Bolsonaro nas eleições de 2018 Teich é parte da quadrilha mórbida! A participação de Bolsonaro ontem em ato declaradamente golpista em plena pandemia é motivo claro e absoluto para impeachment só não vai acontecer se o congresso gostar de viver assim sob ameaças!!
Essas manifestações contra os políticos Corruptos e alguns ministros do STF são anteriores ao Bolsonaro, lembra?
Mas faltou dizer que estamos em Pandemia e que aglomerações não deveriam acontecer…depois da Pandemia, que ocorram protestos todos os dias, mas nesse momento, eh um ato irresponsável dos organizadores.
Vivemos uma democracia de corruptos. Infelizmente a volta do regime militar é uma utopia. O cidadão pede o retorno do regime militar, o fechamento do congresso e do STF, porque já perdeu a esperança nesse Sistema, pois a imensa maioria dos congressistas e ministros do STF são corrup´tos, legislam eu causa própria ou pró grupos/facções criminosas que desembolsaram recursos para os elegerem. É o cúmulo do absurdo corruptos como Rodrigo Maia, Renan Calheiros, e outros, serem donos de cargos tão importantes para a nação. Não dá mais para suportar os desmandos dessa raça no país. Está mais que provado, que infelizmente o brasileiro não sabe votar, pois se corruptos estão no poder é porque foram eleitos pelo povo.
Um dia após ato, Bolsonaro diz que não atacou poderes e defende congresso e STF abertos! Presidente recriminou apoiador que pediu fechamento do supremo em manifestação que pedia intervenção e criticava as duas instituições!
Pronto gente as manchetes de hoje já destacam a mudança do discurso do genocida Jair Bolsonaro! As instituições já voltam a dormir tranqüilas toca o barco na direção do Iceberg!!