Pesquisar
Close this search box.

Boeing anuncia acordo com Justiça americana no processo dos acidentes 737 MAX

Início » Blog » Boeing anuncia acordo com Justiça americana no processo dos acidentes 737 MAX

A Boeing anunciou nesta segunda-feira (8) que alcançou um acordo com o Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos no processo criminal pelos acidentes de dois aviões 737 MAX em 2018 e 2019, nos quais morreram 346 pessoas.

“Alcançamos um acordo de princípio sobre os termos de uma resolução com o Departamento de Justiça”, afirmou a Boeing em um comunicado enviado à AFP.

O acordo foi anunciado depois que os promotores concluíram que a Boeing violou um acordo anterior sobre os acidentes, que aconteceram na Etiópia e na Indonésia.

As famílias das vítimas pediram ao tribunal que rejeitasse o acordo em uma próxima audiência, alegando que “faz concessões injustas a Boeing que outros acusados nunca receberiam”.

Segundo os documentos judiciais apresentados no Texas no domingo, a empresa concordou em se declarar culpada de “conspiração para fraudar os Estados Unidos” durante a certificação dos aviões MAX.

A Boeing será multada pelo acordo e deverá investir no mínimo de 455 milhões de dólares (2,4 bilhões de reais) em “programas de ‘compliance’ e segurança”.

A indenização aos parentes das vítimas será determinada pelo tribunal.

O DoJ determinou em maio que a empresa ignorou um acordo de acusação diferida (DPA) de 2021 ao não cumprir os requisitos para melhorar seus programas de ética e ‘compliance’ após os acidentes. AFP

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1