Bitcoin foi o destaque de 2024, enquanto o Ibovespa e as Small Caps registraram os piores desempenhos negativos, segundo levantamento da consultoria Elos Ayta com o comparativo do retorno das principais aplicações financeiras no ano.
Enquanto os principais índices de renda variável fecharam no vermelho, ativos alternativos e de proteção se destacaram, reforçando a importância da diversificação em um cenário de incertezas econômicas.
De acordo com o ranking, o índice de Small Caps (ações de empresas com menor capitalização) liderou as perdas, com recuo de 25,03%, seguido pelo Ibovespa, que caiu 10,36%, e pelo IFIX (fundos imobiliários), que teve uma retração de 5,89%. O IDIV, índice de dividendos, também fechou em baixa de 2,62%.
Já na liderança ficou o Bitcoin, com uma valorização de 183,25%, marcando seu melhor desempenho desde 2020.
O BDRX, índice que reflete os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), apresentou alta de 70,59%, impulsionado pelo desempenho das ações estrangeiras. Já o dólar Ptax, com valorização de 27,91%, registrou sua maior alta anual desde 2020, quando havia subido 28,93%, destacando-se como um ativo de proteção essencial em meio à volatilidade. ID