Nesta semana, o biólogo e gestor ambiental Helder Stapait apresentou proposta de medida sócio ambiental para o Chefe de Governo do município de Presidente Venceslau, Elcio Junior.
Segundo o autor do projeto, o mesmo ajuda na Prevenção e Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. A medida sugere plantio de citronela e plantas que se destacam pela grande quantidade de constituintes químicos importantes. De acordo com ele, o plantio da Crotalária, por exemplo, possui uma substância natural em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças. “Essas são plantas extremamente importantes que agem como repelentes naturais no combate contra o Aedes aegypti”, explicou.
O biólogo destaca que o auxílio da Prefeitura e de toda a população nos trabalhos de prevenção continua sendo imprescindível, mas que esta medida traz ainda mais resultados no que diz respeito a saúde e a qualidade de vida.
Ainda conforme Helder, o material é de baixo custo e mão de obra, sendo necessárias apenas as mudas e plantas. Já o trabalho do plantio pode ser realizado por diversos órgãos ou instituições. “Limpeza de quintal, praças e áreas que podem abrigar condições adequadas para proliferação do mosquito não são suficientes, é preciso explorar também alternativas que complementem este trabalho”, disse o biólogo.
Elcio Junior achou interessante a proposta oferecida por Helder e irá apresentá-la para o Prefeito Jorge Duran e os órgãos competentes da Prefeitura Municipal. “É uma sugestão contributiva para todos nós, que estamos travando uma luta contra a proliferação do mosquito da dengue em nossa cidade. São ações voluntárias, como essa, que contribuem diretamente com o poder público e que representa a participação e a preocupação da sociedade civil em “dar a sua parte” nesta questão”, ressaltou o Chefe de Governo.
Assessoria de Imprensa
14:40:03
Respostas de 2
Cinco anos atrás contrai essa doença, e senti na pele o que é a dengue, passado esse período, procurei um amigo do ITESP de PV, que forneceu sementes da crotalária, empacotei centenas de sementes, e distribuí em muitas residencias da Vila Baruta, em TODAS escolas e creches de P.Venceslau, fiz isso por conta própria. O que eu gostaria de saber é se alguém cultivou a mesma?
Cinco anos atrás contrai essa doença, e senti na pele o que é a dengue, passado esse período, procurei um amigo do ITESP de PV, que forneceu sementes da crotalária, empacotei centenas de sementes, e distribuí para dezenas de residencias na Vila Baruta, em TODAS escolas e creches de P.Venceslau, fiz isso por conta própria. O que eu gostaria de saber é se alguém cultivou a mesma?