Bate-boca entre Trump e Zelensky no salão oval da Casa Branca

Início » Blog » Bate-boca entre Trump e Zelensky no salão oval da Casa Branca
Ficou um pouco conturbado“, admite Trump sobre relacionamento com Zelensky  | CNN Brasil
Ficou um pouco conturbado“, admite Trump sobre relacionamento com Zelensky | CNN Brasil

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos EUA, Donald Trump, tiveram uma discussão acalorada, com direito a gritos e acusações durante um encontro no Salão Oval da Casa Branca hoje.

Ambos se reuniram em Washington para a assinatura de um acordo para exploração de recursos minerais ucranianos. O encontro, bem como a briga, foi transmitido ao vivo no canal oficial da Casa Branca. Por conta do bate boca, a coletiva de imprensa foi cancelada e o acordo não foi assinado.

Trump e Zelensky levantaram a voz durante um confronto na reunião. Discussão começou quando Zelensky pediu repetidamente a Trump que fosse cauteloso em relação à Rússia e questionou a diplomacia feita pelos Estados Unidos. O presidente dos EUA afirmou que o presidente ucraniano foi “desrespeitoso” na Casa Branca.

O presidente dos EUA afirmou que Zelensky tem que “ser grato”. O ucraniano insiste que os EUA precisam dar um respaldo de segurança a qualquer força de paz europeia enviada após um acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. “Isso é crucial, é sobre isso que queremos falar, isso é muito importante”, disse Zelensky na Casa Branca.

“Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial”, afirmou Trump a Zelensky. O presidente norte-americano também voltou a sugerir que a Ucrânia é a culpada pela invasão russa, ao afirmar que o ucraniano “se permitiu ficar em uma posição muito ruim”.

Trump também afirmou que Zelensky rompeu acordos com “Obama, Bush, Biden”. “Não sei se você consegue sem os EUA. O seu povo é muito bravo. Podemos ter um acordo ou a gente sair dessa. E não vai ser bonito se a gente sair dessa. Você não está com as cartas“.

Por fim, Trump fez um ultimato a Zelensky: “Faça um acordo ou estamos fora”. A reunião terminou sem selar o acordo.

Troca de farpas continuou após o fim do encontro
Em nota emitida pelo governo depois do bate boca, Trump deixou claro que dispensou Zelensky da Casa Branca. “Ele (Zelensky) pode voltar quando estiver pronto para a paz”, afirmou Trump.

A conferência de imprensa que já estava armada para ocorrer depois da reunião foi cancelada. O acordo de minerais entre os dois países foi suspenso e o temor dos europeus é de que Trump retalie com a retirada de recursos na Otan e na Ucrânia.

Zelenksy acabou ficando menos de duas horas e meia no local. Ao deixar a Casa Branca, sequer foi acompanhado por Trump, como estabelece o protocolo.

“Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Aprendemos muito que jamais poderia ser entendido sem uma conversa sob tanto fogo e pressão”, disse Trump. “É incrível o que se revela por meio da emoção, e determinei que o presidente Zelensky não está pronto para a paz se os Estados Unidos estiverem envolvidos, porque ele acha que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ”, disse o americano. UOL

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1