A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou nesta terça-feira (31) que a assistência sanitária na Faixa de Gaza está à beira do colapso devido aos ataques israelenses contra os hospitais do enclave palestino.
“O padrão de ataques mortais de Israel em e perto de hospitais em Gaza e os combates associados levaram o sistema de saúde à beira do colapso total, com efeitos catastróficos no acesso dos palestinos à saúde e aos cuidados médicos”, afirmou o relatório humanitário divulgado pelo escritório de direitos humanos da ONU.
Segundo o documento, a ofensiva israelense provocaram sérias preocupações sobre a conformidade do governo do premiê Benjamin Netanyahu com a lei internacional.
Com 23 páginas, o relatório intitulado “Ataques a hospitais durante a escalada das hostilidades em Gaza” analisou o período de 7 de outubro de 2023 a 30 de junho de 2024 e descobriu que foram registrados 136 ataques a 27 hospitais e 12 outras instalações médicas, causando baixas significativas entre médicos, enfermeiros e outros civis, além de danos significativos, se não a destruição completa, da infraestrutura. Ansa