Os americanos decidem, nesta terça-feira (5), se Kamala Harris será a primeira mulher a presidir os Estados Unidos ou se Donald Trump retornará à Casa Branca, em um cenário de grande incerteza que deixa o mundo em suspense.
A disputa acirrada entre a vice-presidente democrata e o ex-presidente republicano está perto do fim, mas não é possível saber se o resultado será conhecido em algumas horas ou dias.
“Temos uma oportunidade nestas eleições de finalmente virar a página de uma década de política guiada pelo medo e pela divisão. Estamos cansados”, disse Kamala em seu último comício na Pensilvânia, onde insistiu que “cada voto conta”.
Os locais de votação abriram as portas às 6H00 locais (8H00 de Brasília) na costa leste dos Estados Unidos.
Mais de 80 milhões de pessoas, no entanto, já votaram de maneira antecipada.
As pesquisas apontam um empate nos sete estados que definirão o vencedor. Os demais estados geralmente se divide entre os tradicionalmente democratas ou republicanos.
Com um programa eleitoral vago, mas centrista para tentar convencer os republicanos moderados, Kamala propõe ações firmes contra a imigração ilegal, avanços para a classe média e a defesa do direito ao aborto.
Trump é candidato à Casa Branca pela terceira vez. AFP