O organizador de uma expedição de subida no monte Everest anunciou nesta terça (2) a morte de um alpinista americano, a primeira de um estrangeiro na atual temporada de aventura na maior montanha do planeta.
O homem de 66 anos estava no período de aclimatação na área do campo base 2, que fica a 6.400 metros de altura, quando faleceu na segunda-feira. “Ele não estava bem e faleceu no campo 2. Esforços estão em curso para o transporte do corpo”, declarou o responsável pela empresa Beyul Adventure.
As condições meteorológicas ruins estão dificultando a operação para a retirada do corpo.
A temporada de escalada do Everest na primavera (outono no Brasil) começou no mês passado, com a morte de três nepalenses. Eles estavam em missão de abastecimento quando um bloco de gelo se desprendeu e os empurrou para uma fenda.
Até o momento, o Nepal emitiu 466 permissões de escalada do Everest para alpinistas estrangeiros durante o período da primavera. Como a maioria precisa de um guia local, a estimativa é de que mais de 900 pessoas tentarão escalar o ‘topo do mundo’ até o início de junho. Isso pode causar tráfego e engarrafamento no caminho até o pico.
Segundo autoridades locais, são registradas, em média, cinco mortes por ano de alpinistas no monte Everest.
No Nepal estão oito das 10 maiores montanhas do mundo. O país recebe centenas de alpinistas durante a temporada de escalada na primavera.
JBr
10:02:03