Pesquisar
Close this search box.

Aliança contra Fome no G20 terá sedes em Roma e Brasília

Início » Blog » Aliança contra Fome no G20 terá sedes em Roma e Brasília

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, bandeira do Brasil enquanto presidente do G20 em 2024, terá sedes em Brasília e em Roma, capital da Itália.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro, durante a reunião da força-tarefa ministerial criada pelo governo brasileiro para impulsionar a iniciativa dentro do bloco.

A aliança foi aprovada pelos membros do G20 por aclamação e será lançada oficialmente na cúpula do grupo em 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, mas já está aberta a adesões do mundo todo – quem entrar nos próximos quatro meses será considerado membro fundador.

“A aliança será gerida com base em um secretariado alojado nas sedes da FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura] em Roma e Brasília. Sua estrutura será pequena, eficiente e provisória, formada por pessoal especializado, e funcionará até 2030, quando será desativada. Metade dos seus custos serão cobertos pelo Brasil”, disse Lula.

“Participar da reunião ministerial dessa força-tarefa é um dos momentos mais relevantes dos 18 meses de meu terceiro mandato. Damos um passo decisivo para colocar esse tema de uma vez por todas no centro da agenda internacional”, acrescentou.

Segundo Lula, a persistência da fome e da pobreza “em pleno século 21” é “absurda e inaceitável”, sobretudo “quando temos à disposição tanta abundância e tantos recursos”. Ansa

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1