Uma substância altamente tóxica não identificada no rio Oder, que atravessa a Polônia e a Alemanha, parece ser a causa da morte em massa de peixes, disseram autoridades.
Uma análise da água do rio feita esta semana mostrou evidências de “substâncias químicas sintéticas, muito provavelmente também com efeitos tóxicos para vertebrados”, disse o Ministério do Meio Ambiente de Brandemburgo na quinta-feira, acrescentando que ainda não está claro como a substância entrou na água.
De acordo com a emissora local alemã rbb, o laboratório estatal encontrou altos níveis de mercúrio nas amostras de água.
No entanto, Wladyslaw Dajczak, chefe da província polonesa de Lubusz, disse, segundo a agência de notícias PAP, que os testes realizados em 10 e 11 de agosto mostraram que o mercúrio foi encontrado apenas em “quantidades vestigiais”, dentro dos níveis permitidos.
Ele afirmou que uma barreira seria montada no Oder perto da cidade de Kostrzyn para coletar peixes mortos que fluem pelo rio, com 150 soldados das Forças de Defesa Territoriais para ajudar na limpeza.
O chefe da autoridade nacional de gestão da água da Polônia disse que a situação é grave e que na noite de quinta-feira a Polônia havia coletado mais de 11 toneladas de peixes mortos.
“Na minha opinião, houve contaminação química no rio Oder por alguma instalação industrial”, declarou Przemyslaw Daca, chefe da Polish Waters, segundo a Rádio Polonesa 24.
“Está sendo investigado pelo Ministério Público, a polícia e as inspetorias locais de proteção ambiental. O problema é enorme, são centenas de quilômetros de rio, a poluição é gigantesca.”
(Reportagem de Anna Wlodarczak-Semczuk e Pawel Florkiewicz; reportagem adicional de Thomas Escritt)
11:40:03