O movimento de passageiros estrangeiros deve bater recorde este ano no aeroporto internacional do Galeão no Rio de Janeiro, informou nesta terça-feira a concessionária RioGaleão.
A previsão é que devem passar pelo terminal Tom Jobim (Galeão) 4,7 milhões de passageiros internacionais neste ano.
O volume representa uma alta de 4% ante 2018 , quando o aeroporto atingiu a marca histórica de 4,5 milhões de passageiros. De acordo com a concessionária, o fluxo previsto para este ano é 30% maior que o movimento registrado em 2023.
O recorde ocorrerá no primeiro ano das mudanças promovidas pelo governo para impulsionar o fluxo de passageiros no Galeão em detrimento do Santos Dumont.
Em 2023, os governos federal, estadual e municipal se mobilizaram para fortalecer o aeroporto. A principal medida foi a redução de voos no Santos Dumont e a realocação para o Tom Jobim.
A medida foi tomada após a concessionária RioGaleão ameaçar em 2022 devolver a concessão devido ao baixo movimento. Naquele ano, o aeroporto internacional do Rio de Janeiro movimentou menos de 6 milhões de pessoas, enquanto o Santos Dumont recebeu mais de 10 milhões.
Capacidade máxima do Galeão é de 40 milhões de pessoas
A previsão é que o movimento total no Galeão neste ano fique perto de 15 milhões de passageiros, sendo que a capacidade do terminal se aproxima de 40 milhões de pessoas. ID