Em novembro, apenas 9,8% das negociações trabalhistas resultaram em aumento real de salário, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Salariômetro, estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que analisa as relações no mercado de trabalho.
Trata-se do nono mês seguido em que o reajuste salarial do brasileiro não obtém ganhos além da reposição da inflação – o último foi fevereiro.
O reajuste mediano conquistado nas negociações concluídas em novembro foi de 4,8%, igual ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em 12 meses. Os melhores valores foram obtidos nas convenções coletivas.
Boa parte dos trabalhadores – 47,4% – teve, no entanto, reajuste abaixo do INPC. O dado se soma a outros do atual cenário da economia que indicam aumento da inflação e perda do poder de compra.
R7
09:50:14