Comentando
IMEDIATISMO E O NEGATIVISMO
É da natureza humana agir por imediatismo. Reflexão que surge para uma breve análise do quadro de pandemia mundial. No início do infortúnio, os governos correram para construir hospitais de campanha e aquisição de equipamentos e insumos, para o enfrentamento ao covid-19. Foi um picadeiro de obras e compras que, em casos pontuais, extrapolaram princípios de honestidade e legalidade.
O negativismo, nesse horizonte, tomou conta. Tudo se paralisou. Talvez muito mais pelo imediatismo da “demanda” de pacientes necessárias a justificar o investimento. Desmontaram-se as ações, seja por conta do negativismo, seja por conta do “já passou”. Agora, com o desmonte das ações preventivas, o covid-19 voltou pegando todos os “desprevenidos”.
Os poucos que se estruturaram viraram a luz da salvação. Muito poucos. Mas, com a “demanda” extrapolada, não há estrutura suficiente (leitos, UTI, insumos…) para socorrer os pacientes, principalmente nos grandes centros habitacionais.
Que pena! Que falta faz os hospitais de campanha, os recursos, os equipamentos (respiradores) que ficaram pelo meio do caminho. Infelizmente, o imediatismo e o negativismo barraram a prevenção que poderia agora estar salvando quantas e quantas vidas país afora.
Já ensinava Rui Barbosa: “Quando o mal é extraordinário, os remédios não podem ser comuns, e, esgotados os expedientes usuais, cumpre tentar novos, rompendo com as tradições menos justas” E quando a sociedade não se entende, todos pagam a conta. Infelizmente, desta vez, com vidas.
ÉLCIO JÚNIOR
Radialista e advogado.
10:55:56
Uma resposta
Resumindo o post, o governo está sendo impotente, foi incompetente e agora não sabe como lidar com a situação, gastou tudo no imediatismo provocado pelo pânico em hospitais de campanha que mal foram utilizados, aí vem a pergunta ” E agora José ? “, ou seja João Dória calça apertada, alusão ao personagem bob esponja calça quadrada, e agora? o povo está sendo contaminado, está morrendo e o governo passou