Entre casos confirmados, óbitos e recuperados, a região de Presidente Prudente tem hoje, pelo menos, 1.048 casos ativos da Covid-19. O indicador é importante para também verificar se a pandemia está ganhando ou perdendo força. O número é maior que a última semana, quando haviam 988, o que mostra um avanço da doença no oeste paulista.
Para chegar a esse número é preciso fazer a seguinte conta: do total de confirmações da doença, subtrai-se os óbitos e os recuperados. Na região, esse número fica assim: 21.366 registros positivos (desde início da pandemia) menos os 19.821 em status de cura e as 497 mortes, o que dá o total de 1.048, mencionado anteriormente. Isso também mostra que a taxa de cura na região é de 92,76%. A taxa é maior que a semana passada, quando estava em 92,21%.
Em comparação com os últimos sete dias, na variação semanal, mais 1.327 pessoas foram identificadas como curadas, ao passo que 1.343 receberam diagnósticos positivos. Os números são menos favoráveis que os da semana anterior, quando 883 foram positivadas, isto é, cerca de 500 a mais. Em outras palavras, os dados mostram que a pandemia voltou a ganhar força na região.
Cabe lembrar que a quantidade de curados pode e deve ser maior, pois alguns municípios que registraram casos há mais de 14 dias – tempo de encubação do vírus – ainda não notificaram ou não atualizaram os boletins diários com a quantidade de curados.
O Imparcial
08:45:02