Os imigrantes italianos que desembarcaram no Brasil a partir do século 19 trouxeram não apenas uma rica cultura gastronômica, mas também simpatias ligadas ao consumo de seus principais pratos.
É o caso da tradição dos “gnocchi della fortuna”, que, reza a lenda, atraem boa sorte para quem come nhoques no dia 29 de cada mês. No entanto, é necessário seguir alguns passos para cair nas boas graças do destino.
Em uma mesa com número par de pessoas, o afortunado tem de colocar uma nota ou moeda de qualquer valor sob o prato, que deve ter sete nhoques, e escrever seu desejo para o mês em um bilhete. Ao ingerir o terceiro nhoque, é preciso mentalizar o pedido, mas, para garantir a boa sorte, deve-se guardar o dinheiro usado até o dia 29 do mês seguinte.
Algumas variações da tradição ainda dizem que é preciso comer os primeiros sete nhoques de pé, mas todas as versões são unânimes em colocar essa tradicional massa de origem romana como veículo para atrair a boa sorte.
“O ‘Dia do Nhoque’ foi trazido no final do século 19 pelos imigrantes italianos, que estavam em busca de sorte melhor neste fantástico país. Sorte, que em italiano é chamada de ‘fortuna’, era basicamente entendida como dinheiro no bolso, por isso, a tradição manda conservar a mesma nota de um dia 29 para o dia 29 do próximo mês”, conta Marco Vezzani, CEO da empresa de origem italiana Zini Alimentos.
Ansa
11:45:02