Por causa da pandemia do novo coronavírus, praticamente todos os grandes eventos esportivos do mundo estão paralisados. No futebol, o calendário terá de se readequar para a continuidade dos campeonatos. As entidades analisam possíveis datas para os jogos que não estão sendo disputados agora. O Conselho da Fifa se reunirá nesta quinta-feira por videoconferência para avaliar algumas medidas.
O presidente Gianni Infantino disse esperar que a situação mundial esteja melhor até o fim de abril. Não há certeza de que isso ocorrerá. O Brasil não tem data para retornar, mas a paralisação avança no calendário.
A Eurocopa e a Copa América, que seriam realizadas em junho, foram adiadas para o meio de 2021. O Mundial de Clubes da Fifa, com o novo formato, terá de ser disputado no fim de 2021, em 2022 ou 2023 – ele aconteceria no meio do ano que vem na China.
“Particularmente no futebol, é imprescindível encontrar soluções adequadas e justas em nível global. Isso requer unidade, solidariedade e um senso de responsabilidade compartilhado, e precisamos pensar em todos aqueles ao redor do mundo potencialmente impactados por nossas decisões”, afirmou o presidente da Fifa.
A entidade se preocupa sobretudo com os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que tiveram suas primeiras rodadas adiadas, por exemplo, na América do Sul.
IstoÉ
10:50:03