O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu os voos comerciais para o Espaço Schengen, área de livre circulação de pessoas dentro da Europa, por causa de epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já contaminou quase 130 mil pessoas e matou mais de 4,6 mil em todo o mundo.
A medida foi anunciada na noite desta quarta-feira (11), em meio à explosão dos contágios nos Estados Unidos, que contabilizam cerca de 1,3 mil casos, o oitavo país mais atingido em termos absolutos, atrás de China (80,9 mil), Itália (12,4 mil), Irã (9 mil), Coreia do Sul (7,8 mil), França (2,2 mil), Espanha (2,2 mil) e Alemanha (2 mil).
A medida entrará em vigor à meia-noite de sexta-feira (13) e valerá por pelo menos 30 dias. “Já havíamos feito uma medida salva-vidas com a China, agora devemos tomar a mesma ação com a Europa”, disse Trump.
O Espaço Schengen inclui 22 países da União Europeia (as exceções são Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda e Romênia), além de Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega. O Reino Unido não faz parte do grupo.
Ansa
09:30:02