Um caso de fraude envolvendo a uma cliente de conta digital do Nubank, ocorrido em dezembro de 2019, viralizou na internet e tem chamado a atenção dos correntistas sobre a necessidade cada vez maior de proteger seus dados bancários e evitar a invasão de suas contas. Para ajudar os leitores, o EXTRA apresenta abaixo algumas dicas de segurança.
Na situação em questão, a cliente sofreu um assalto e teve o celular roubado. No dia seguinte, ela percebeu que foram transferidos R$ 146 mil de sua conta num grande banco para sua outra conta, de mesma titularidade, no Nubank. Depois disso, foram emitidos boletos para outras NuContas, no total de R$ 27 mil. O valor restante, de R$ 119 mil, foi transferido para 24 pessoas desconhecidas.
Seja como for, ninguém está livre de tentativas de fraudes, principalmente no carnaval, época em que as atenções estão voltadas para a festa, com aglomerações em blocos e maior possibilidade de furtos, além de agências bancárias fechadas. Com isso, muita gente demora a perceber que foi vítima de criminosos. A maioria nem olha o extrato no aplicativo do banco. Por isso, veja como se proteger.
Cuidado com senhas e cartões
Jamais revele sua senha a terceiros, mesmo que a pessoa diga que é funcionária do banco. E nunca entregue seu cartão, esteja ele danificado ou não.
O banco nunca realiza a coleta do cartão dos clientes. Um golpe comum é o do motoboy, no qual a vítima entrega seu cartão de crédito para um motoqueiro, após receber uma suposta ligação do banco dizendo que seu cartão foi fraudado. Ao se dar conta do crime, as vítimas procuram os bancos, que não realizam o estorno nem devolvem o dinheiro perdido. No entanto, a Justiça tem dado ganho de causa a essas pessoas.
Caso seja necessário descartar o cartão, é importante que o chip seja destruído por completo.
Não use telefones de terceiros para acessar sua conta ou para ligar ao banco, pois sua senha poderá ficar registrada na memória do aparelho. Use apenas telefones próprios ou de seu uso pessoal.
Caso receba uma ligação suspeita, encerre a chamada e faça uma nova ligação para o banco, utilizando outra linha telefônica. Certifique-se, sempre, de que está ligando para os números oficiais de atendimento de seu banco.
Extra
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