Arqueólogos do estúdio de restauração Ruben Willaert, na Bélgica, foram os responsáveis por uma assustadora descoberta nos arredores de Gante, cidade portuária ao noroeste do país. Enquanto exploravam a catedral de Saint-Bavo, os pesquisadores encontraram paredes feitas com ossos humanos, principalmente os das coxas e da canela de adultos. Para completar o cenário, também foram achados crânios destruídos entre as construções, além de esqueletos completos encontrados a um nível acima da macabra descoberta.
Conhecida por abrigar os painéis do retábulo de Adoração do Cordeiro Sagrado, famosa obra medieval feita pelo pintor flamengo Jan van Eyck, a catedral de Saint-Bavo está se preparando para construir um novo centro de turistas. Os muros feitos de ossos, porém, não virarão ponto turístico no local: eles serão removidos para estudo.
“No momento, colocaríamos a construção atual entre os séculos 17 e 18, embora ainda haja muita pesquisa a ser feita ainda”, afirmou Janiek De Gryse, líder do projeto, em entrevista ao The Brussels Times. Os pesquisadores também estimam que os ossos sejam do século 15.
Galileu
21:51:02