Subiu para 25 o número de mortes provocadas pelo coronavírus 2019-nCoV na China, que nesta quinta-feira (23) determinou o isolamento de outra cidade, Huanggang, a 75 quilômetros de Wuhan, epicentro do surto.
O novo balanço foi divulgado pelas autoridades locais, segundo a rede Sky News, e também contabiliza 616 pessoas contaminadas. O coronavírus é uma família viral que causa desde infecções leves, como um resfriado, até problemas mais graves que podem provocar a morte do paciente.
O 2019-nCoV é similar ao vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou quase 800 pessoas no início do milênio, e causa febre, tosse e dificuldade respiratória. Há registros de casos suspeitos em países como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, sempre envolvendo indivíduos que estiveram em Wuhan recentemente.
A suspeita é de que o coronavírus tenha sido transmitido a seres humanos em um mercado de frutos do mar na cidade, que tem 11 milhões de habitantes e é um importante polo industrial da China. Segundo uma análise genética publicada por pesquisadores das universidades de Pequim e Guangxi no “Journal of Medical Virology”, o 2019-nCoV é uma mistura de coronavírus provenientes de morcegos e serpentes.
Ansa
09:20:01