O número de norte-coreanos desertores para a Coreia do Sul atingiu, no ano passado, seu nível mais baixo desde 2001 – informou Seul nesta segunda-feira (20), acrescentando que permanece a tendência marcada pelos controles mais estritos de Pyongyang.
Ao todo, 1.047 norte-coreanos chegaram ao vizinho do Sul em 2019, contra 1.137 em 2018, relata o Ministério da Reunificação.
Este número se refere especificamente aos norte-coreanos que chegam à Coreia do Sul, e não a todos que partem de sua terra natal.
A grande maioria dos desertores da Coreia do Norte escolhe a China como primeiro destino. Alguns permanecem ali por vários anos antes de seguirem para a Coreia do Sul – com frequência através de um terceiro país.
Até o final de dezembro, mais de 33.500 desertores norte-coreanos ingressou na Coreia do Sul desde 1948, quando a península coreana foi dividida em dois.
Pyongyang sofre uma grave crise de alimentos e é alvo de sanções do Conselho de Segurança da ONU por seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.
AFP
08:50:41