Quem enfrenta a apneia do sono geralmente decide encarar o problema de frente pensando nos riscos à saúde. Afinal, como sabemos, essa condição pode aumentar o seu risco de Alzheimer. Pesquisas indicam que pessoas que tem apneia apresentam acúmulo de proteína tau no cérebro, um fator importante para o desenvolvimento dessa demência.
Além disso, a falta de aporte adequado de oxigênio no cérebro pode prejudicar a sua memória, levando embora acontecimentos e informações que todos nós precisamos para uma vida saudável e feliz. Outras questões correlacionadas são problemas cardíacos, derrame, diabetes, e declínio da capacidade de raciocínio.
Apneia e perda de libido
Como se não bastassem os itens anteriores, uma nova pesquisa descobriu uma preocupante relação entre a apneia do sono e a libido dos homens. Pesquisadores americanos e israelenses avaliaram 2 grupos de voluntários durante seu período de sono, um com apneia e outro que tinha o sono normal.
A cada 20 minutos, eles coletavam amostras de sangue dos participantes. Ao avaliarem o material, os cientistas ficaram espantados… Quase metade do grupo que tinha apneia do sono secretavam baixos níveis de testosterona durante o sono. E como se sabe, o hormônio está diretamente ligado à libido.
Segundo o professor Rephael Luboshitzky, endocrinologista da equipe de pesquisa: “Se os estudos de acompanhamento confirmarem esses achados, a intervenção terapêutica da apneia do sono pode se tornar um remédio recomendado para certas formas de disfunção sexual masculina. É nossa esperança que, no futuro, corrigindo os padrões respiratórios noturnos, possamos estimular a produção hormonal e, assim, aumentar a libido”.
Portanto, se você se sente frustrado com sua perda de libido, vale a pena considerar isso. Converse com seu médico sobre uma investigação da qualidade do seu sono. Um quadro de apneia pode estar na raiz do problema – além de ocasionar outros riscos dos quais com certeza você vai querer fugir. Supersaúde e bons sonhos!
14:00:03