A região leste da Austrália, sobretudo Sydney estava coberta nesta terça-feira por uma névoa de fumaça tóxicos procedente dos incêndios florestais que pode se tornar mais intensa devido a condições meteorológicas extremas.
Em Sydney, cidade de maior população do país, a fumaça tóxica provocou o disparo dos detectores de fumaça, o que obrigou os bombeiros a comparecer a vários prédios.
A famosa regata Sydney-Hobart foi interrompida por causa das condições climáticas, consideradas muito perigosas.
“A fumaça provocada por todos os incêndios é tão intensa no porto que você não consegue ver nada, então é perigoso demais”, declarou Di Pearson, porta-voz da Sydney Solas, que organiza o evento.
Algumas viagens de balsa foram canceladas. No horário de intervalo das aulas, as escolas determinaram que os alunos permanecessem nas salas por causa da contaminação.
A região leste do país sofre há algumas semanas com uma nuvem de fumaça provocada pelos incêndios florestais, que devastam a vegetação há mais de três meses, por culpa da seca.
O alcance do fenômeno da fumaça tóxica se agravou nesta terça-feira.
“É a pior que já registramos, com certeza”, declarou à AFP Bruce Baker, 82 anos, morador de Gosford, ao norte de Sydney, que desistiu do passeio da manhã devido à poluição.
AFP
11:10:03