Pesquisar
Close this search box.

COB prepara cartilha sobre as mudanças no código antidoping para 2021

Início » Blog » COB prepara cartilha sobre as mudanças no código antidoping para 2021

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) começará a informar a partir do ano que vem os atletas do País sobre as mudanças no código antidoping. Christian Trajano, gerente de educação e prevenção contra o doping do COB, disse ao Estado que uma nova cartilha sobre o tema está sendo elaborada e será entregue em 2021, ano em que entrará em vigor as alterações feitas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

A principal mudança feita pela entidade internacional está relacionada aos atletas flagrados com drogas sociais, como maconha e cocaína. Eles serão somente advertidos e não mais suspensos. O Estado entrou em contato com alguns esportistas brasileiros e nenhum deles estava sabendo do novo código, definido no início de novembro em congresso realizado na Polônia.

A ex-nadadora Joanna Maranhão foi pega de surpresa. Depois de conferir as alterações, fez críticas e elogios. “Compreendo como chegaram na decisão. Acho progressista e bacana. Mas discordo da advertência. Acho que tem que ter algum nível de punição. Quatro anos (como é hoje) acho que é muito. Mas, sendo recreativo ou não, é ilícito. Tem que ter alguma coisa. Enfim, concordo com a decisão, mas só colocaria uma vírgula em não ter pena nenhuma.”

Trajano explicou que a função do COB em relação ao doping é a de orientar e educar os atletas para prevenir a ameaça. E acrescentou que em outubro de 2018 a entidade implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping. O dirigente é médico e já foi diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Doping. A ABCD é a entidade que determina e realiza os testes de controle de doping e encaminha os casos positivos para julgamento.

Estadão Conteúdo
09:45:02

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1