Pesquisadores da Universidade de Flinder, na Austrália, desenvolveram uma roupa de mergulho à prova de tubarão. O resultado do projeto foi divulgado na publicação científica Plos One.
O neoprene usado na fabricação de roupa para mergulho recebeu o reforço de um tecido especial fabricado com polietileno, uma fibra plástica bem resistente, e que consegue resistir a mordidas do animal.
“O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de novos tecidos incorporados ao neoprene para reduzir lesões por mordidas de tubarão branco”, diz o professor associado Charlie Huveneers.
A equipe da universidade australiana realizou testes em laboratório e também com tubarões brancos de 3 a 4 metros no mar. Os pesquisadores concluíram que o novo tecido conseguiria resistir à perfurações e à lacerações.
“Nossos resultados mostraram que os tecidos testados podem fornecer alguma proteção contra a mordida de um tubarão e podem ser usados como parte de uma estratégia de mitigação”, explica Charlie.
Os testes em campo foram realizados com tubarão branco, porque essa é a espécie responsável pelo maior número ataques fatais no mar.
R7
10:15:03