Em dos recentes casos de racismo no futebol, o atacante brasileiro Taison, do Shakhtar Donetsk, sofreu um duro golpe nesta quinta-feira. A Associação Ucraniana de Futebol confirmou a suspensão de um jogo para o jogador por reagir mostrando o dedo do meio e chutando a bola em direção à torcida do Dínamo de Kiev após sofrer com insultos racistas.
O caso aconteceu no último dia 10, por volta dos 30 minutos do segundo tempo, após o brasileiro, que atuou no Internacional, cometer uma falta em um jogador do Dínamo de Kiev, que era visitante naquela partida. Taison recebeu o cartão vermelho e saiu de campo chorando.
O Dínamo de Kiev também recebeu uma punição. A Associação Ucraniana de Futebol ordenou que o clube jogue uma partida com portões fechados e pague uma multa de 500 mil Grívnia (equivalente a R$ 87.160,38).
A Fifpro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol, na sigla em inglês), se manifestou no Twitter contra a punição imposta ao atacante brasileiro. “Estamos muito decepcionados com a decisão da Associação Ucraniana de Futebol de punir Taison com um jogo. Sancionar uma vítima de racismo vai além da compreensão e joga a favor daqueles que promovem esse comportamento vergonhoso”.
Estadão Conteúdo
10:25:03