A Santa Casa de Presidente Prudente realizou no último sábado, uma captação de múltiplos órgãos. O doador foi uma mulher de 50 anos que teve um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).
Segundo o hospital, cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas. A família da mulher vítima de acidente vascular cerebral autorizou a doação.
A captação do fígado foi realizada por uma equipe de um hospital particular de Sorocaba (SP), que realiza transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento demorou cerca de duas horas.
“Na captação, usamos uma solução de preservação para que o fígado fique bem conservado. Temos um prazo de doze horas para fazer o encaminhamento para o transplante”, afirmou o cirurgião Glauco Perticarrari.
Uma aeronave da Força Área Brasileira (FAB) fez o transporte do órgão até Sorocaba.
Os rins foram captados pelos urologistas da Santa Casa de Presidente Prudente, Felipe de Paula e Matheus Rodrigues.
Segundo o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da instituição, Carlos Eduardo Bosso, os rins e as córneas foram encaminhados para Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília (SP).
A destinação dos órgãos dependerá do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera.
“É importante que as famílias conversem sobre a doação de órgãos. A pessoa deve expressar a vontade em vida, não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação”, afirmou Bosso.
Ainda de acordo com o médico, a mulher que teve os órgãos captados disse a família que queria fazer a doação.
G1/Prudente
10:20:03