A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu nesta terça-feira (10) alerta para o estado de São Paulo para forte onda de calor entre esta quarta (11) e quinta (12). Apesar do inverno, serão dois dias bem quentes, com temperaturas oscilando entre 35ºC e 38ºC principalmente no interior.
De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a tarde desta terça-feira (10), foi a mais quente do inverno de 2019. Segundo as medições, a temperatura ficou em 33,5 ºC e a maior máxima do inverno havia ocorrido no dia 31 de agosto, quando a média na cidade ficou em 32,1°C.
A temperatura em São Paulo, nesta quarta-feira (11), terá máxima de 34 graus e a mínima de 17. O CGE alerta que um bloqueio atmosférico, provocado pela massa de ar seco sobre o interior do país mantém o tempo seco e estável com temperaturas elevadas.
A previsão é de que a quinta seja muito quente na Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, e nas áreas de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba.
A Defesa Civil recomenda:
- Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h
- Permaneça em locais protegidos do sol
- Evite sair ao ar livre sem proteção solar
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas
- Umidifique o ambiente
O tempo segue seco e ensolarado com temperaturas elevadas para a época do ano e baixos índices de umidade no período da tarde.
G1/Prudente
10:40:03