Buraco negro 600 mil vezes maior que o Sol está se aproximando da Via Láctea, mostra pesquisa

Início » Blog » Buraco negro 600 mil vezes maior que o Sol está se aproximando da Via Láctea, mostra pesquisa

Uma nova pesquisa publicada no The Astrophysical Journal no início de abril revelou a possível existência de um buraco negro supermassivo escondido nas Nuvens de Magalhães, que são duas galáxias satélites que orbitam a Via Láctea. O objeto tem uma massa estimada em 600 mil vezes a do Sol e está se aproximando gradualmente da nossa galáxia.

A descoberta foi feita por uma equipe do Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian, que identificou o buraco negro por meio do rastreamento de estrelas hipervelozes, corpos celestes que se movem a velocidades extremamente altas, sugerindo que foram ejetados por fortes interações gravitacionais, como as provocadas por buracos negros.

As Nuvens de Magalhães, localizadas a cerca de 160 mil anos-luz da Terra, estão em processo de aproximação da Via Láctea e devem colidir com ela em aproximadamente dois bilhões de anos. Os pesquisadores acreditam que, caso se confirme a presença desse buraco negro, ele poderá se fundir com Sagitário A*, o buraco negro no centro da nossa galáxia, formando uma estrutura ainda mais massiva. R7

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1