/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/P/i/d1yuG3TDCjV5lLS0PX1g/whatsapp-image-2025-04-16-at-12.53.18.jpeg)
Um jovem de 21 anos foi identificado ontem (quarta-feira, 16) como o autor de e-mails com ameaças de atentados enviados a escolas do Estado de São Paulo, incluindo uma unidade em Presidente Venceslau.
Segundo o boletim de ocorrência, há alguns meses a escola da cidade recebeu um e-mail com a mensagem: “Vou fazer um atentado nazista nessa porra aí, fique no aguardo. Não estou blefando. Tudo pronto para o massacre”. O e-mail também trazia fotos de itens relacionados a ataques, como botas, luvas, boné, cinta, máscara, uma braçadeira com suástica e um machadinho.
A Polícia Civil abriu inquérito e descobriu que mais de 50 escolas em SP receberam mensagens semelhantes. As ameaças foram enviadas de uma residência em Belo Horizonte (MG).
O suspeito usava o codinome “Lobo” em plataformas online e está envolvido em diversos crimes virtuais, como ameaças, apologia ao crime, estelionato, extorsão, “sextorsão” e vínculos com grupos de ataques. Ele também tem perfil suicida e apologia ao nazismo.
A Justiça autorizou busca e apreensão em endereços ligados ao suspeito e a quebra de sigilos digital e telefônico. A operação “Wolf Mask” foi realizada pela DIG de Presidente Venceslau em parceria com a Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos de BH.
Durante as buscas, foram apreendidos celular, notebook, armas de airsoft, simulacros, roupas, máscaras, dinheiro falso e uma braçadeira nazista. O suspeito confessou os crimes, e a investigação segue para identificar outros possíveis envolvidos.