O Brasil começa nesta quinta-feira, 10, a exigir visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos, conforme previsto em decreto.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a decisão do governo Lula (PT) foi tomada em maio de 2023, em respeito ao princípio da reciprocidade. Nos três países, não há isenção de visto para entrada dos brasileiros.
O Itamaraty e o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), informaram que o governo brasileiro segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com essas nações.
Dados do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, mostram que o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 vindos do Canadá, e 52.888 da Austrália em 2024.
Solicitação do visto
Os viajantes destes países que chegam ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre devem solicitar o visto online no site eVisa, com taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 479, pela cotação do dia). A estada desses visitantes no Brasil não poderá exceder 90 dias.
O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto e anexar os documentos exigidos como o passaporte.
A solicitação do visto eletrônico deve ser feita com antecedência para evitar interrupções de viagem causadas por atrasos ou conexões perdidas, em caso da falta do visto.
Projeto de lei no caminho oposto
Ao contrário do que estabelece o decreto presidencial, o Senado Federal aprovou, em março de 2025, um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão a partir de 10 de abril. O texto seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados e ainda não teve tramitação. AG