São Paulo passará a contar com um novo aeroporto internacional. A nova alternativa será na região norte do estado. As obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.
O aeroporto será construído na cidade de Olímpia (SP), na região de São José do Rio Preto (SP). Segundo a prefeitura, a pista deverá ter 2,1 km de extensão por 45 metros de largura, podendo, no futuro, ser expandida para 2,5 km.
Segundo a prefeitura, a construção do aeroporto terá um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão destinados ao custeio das obras e ao desenvolvimento da infraestrutura.
Uma área a 20 km de distância da região central foi adquirida pela prefeitura. O aeroporto deverá ter uma área construída de pouco mais de 2 mil m². A administração municipal tem a expectativa de início das obras ainda no primeiro semestre deste ano, e anunciou nesta semana que o futuro aeroporto já tem CNPJ e CEP definidos.
O estado de São Paulo conta atualmente com quatro aeroportos internacionais, sendo os de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas, os principais. São José dos Campos e São Carlos também contam com aeroportos internacionais. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tem planos de retomar os voos internacionais, suspensos desde os anos 80.