Inflação de alimentos no Brasil: Causas, impactos e medidas do governo

Início » Blog » Inflação de alimentos no Brasil: Causas, impactos e medidas do governo

A inflação dos alimentos e bebidas no Brasil continua alta, com um aumento de 7% nos últimos 12 meses até fevereiro, segundo o IBGE. Especialistas apontam causas como mudanças climáticas e problemas fiscais do governo. Itens básicos como café, ovo e carne bovina têm registrado aumentos significativos, impactando principalmente as classes mais baixas, que recorrem a alternativas mais baratas, como carcaças de frango e suã de porco.

A valorização do dólar também é apontada como fator crucial para o aumento dos preços dos alimentos, pois o preço dos produtos domésticos é influenciado pelo valor internacional, que subiu cerca de 24% entre 2023 e 2024. A instabilidade fiscal do governo e a dívida pública elevada contribuíram para essa valorização.

Em resposta, o governo tem adotado medidas como cortes de impostos sobre itens alimentares e aposta em boas previsões agrícolas para 2025, com expectativa de aumento de quase 10% nas safras, especialmente de soja e arroz, como forma de aliviar os preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1