/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/0/f/f2660ITEelEKh3Ba9Ryw/gettyimages-927901708.jpg)
Quais são os melhores pilotos da história da Fórmula 1? O site oficial da categoria publicou nesta quarta-feira (5) um especial para comemorar os 75 anos da competição e opinou sobre a questão. Sem definir uma ordem específica, a F1 listou 20 nomes do passado e do presente que marcaram época.
O único brasileiro mencionado foi o tricampeão Ayrton Senna. O também tricampeão Nelson Piquet e o bicampeão Emerson Fittipaldi não entraram na lista, assim como nomes como Rubens Barrichello e Felipe Massa, que, embora não tenham sido campeões, foram dois dos principais pilotos de suas épocas.
A Fórmula 1 tratou Senna como um dos “maiores de todos os tempos” e ressaltou não só os feitos do brasileiro durante os dez anos em que esteve na categoria, mas também as ações fora das pistas: a paixão, a rivalidade e até mesmo o heroísmo ao salvar a vida do piloto Erik Comas. Leia:
“Durante dez anos na Fórmula 1, Ayrton Senna conquistou três títulos de pilotos, 41 vitórias e 65 pole positions. E apesar de sua vida ter sido interrompida tragicamente após o acidente fatal no Grand Prix de San Marino de 1994, o legado do brasileiro segue vivo.
De sua reação passional ao vencer pela primeira vez na frente do público do seu país, à famosa rivalidade com Alain Prost e seu heroísmo fora das pistas para ajudar a salvar a vida do piloto Erik Comas, o tempo de Ayrton Senna no esporte deixou incontáveis memórias, que o tornaram um dos maiores de todos os tempos”.
Três pilotos do atual grid foram mencionados na lista: o heptacampeão Lewis Hamilton, o tetra Max Verstappen e o bicampeão Fernando Alonso. Além disso, também estão presentes outros dois competidores que marcaram a história recente da Fórmula 1: Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.
Curiosamente, dois nomes que nunca conquistaram um título estão na relação publicada pela F1: o britânico Stirling Moss e o canadense Gilles Villeneuve, vice-campeão em 1979. Gilles morreu em 1982, após um acidente na classificação para o GP da Bélgica daquele ano.
Veja a lista de pilotos citados pela F1:
- Michael Schumacher (7 títulos)
- Ayrton Senna (3 títulos)
- Lewis Hamilton (7 títulos)
- Max Verstappen (4 títulos)
- Alain Prost (4 títulos)
- Juan Manuel Fangio (5 títulos)
- Jackie Stewart (3 títulos)
- Sebastian Vettel (4 títulos)
- Niki Lauda (3 títulos)
- Alberto Ascari (2 títulos)
- Fernando Alonso (2 títulos)
- Graham Hill (2 títulos)
- Mario Andretti (1 título)
- Jim Clark (2 títulos)
- Jack Brabham (3 títulos)
- Gilles Villeneuve (nenhum título)
- John Surtees (1 título)
- Nigel Mansell (1 título)
- Kimi Raikkonen (1 título)
- Stirling Moss (nenhum título) GE
Respostas de 2
A exclusão do nome de Piquet é entendida. Nunca participou de esquema.
A exclusão do nome de Piquet é entendida. Nunca participou de esquema e sempre contestou o sistema.