O debate sobre a regulação das plataformas de internet tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente com o crescimento das redes sociais como espaços de relevância pública. Uma pesquisa realizada pela Nexus, com 2.000 cidadãos nas 27 Unidades da Federação, entre 10 e 15 de janeiro de 2025, revela que quase 78% dos brasileiros acreditam que as redes sociais deveriam assumir mais responsabilidade por suas atividades.
O dado reflete a insatisfação de uma parcela da sociedade com a falta de regras claras para a convivência digital, especialmente com o uso cada vez mais frequente da internet como plataforma de informação.
O estudo mostra ainda que 60% da população é favorável à regulação das redes. Ou seja, 6 em cada 10 brasileiros concordam que as plataformas de internet devem seguir algum tipo de norma básica para evitar problemas cibernéticos.
Sobre essas problemáticas, mais da metade da sociedade acredita que a difusão da desinformação e de discursos de ódio seria dificultada com uma possível regulação – para 61%, a imposição de regras digitais é fundamental para enfrentar a disseminação de conteúdos antidemocráticos, discursos de ódio ou de cunho racista, machista e lgbtfóbicos publicados na internet. EC