Imagens de satélite capturadas pela União Europeia mostram uma densa nuvem de poeira que se formou no deserto do Saara, na África, e foi arrastada por um ciclone, viajando por quilômetros até a Itália. (Veja a imagem acima)
Segundo os meteorologistas, a nuvem de areia saiu do deserto arrastada por um ciclone que se formou no território africano. Com a rajada de vento, a poeira foi sendo transportada até a Itália nesta segunda-feira (2), atingindo as cidades de Sicília e a Calábria, que ficam no sul.
O rastro acima mostra o caminho da poeira, que deixou o céu das cidades amarelado e em algumas áreas chegou a baixar a visibilidade. Meteorologistas locais fizeram o alerta para a baixa qualidade do ar com a quantidade de poeira na atmosfera.
As nuvens de poeira que saem do Saara e atingem a Europa não são incomuns. O clima no deserto favorece que, em alguns momentos do ano, rajadas intensas de vento passem pela região e levantem uma densa quantidade de poeira. As partículas seguem o fluxo na atmosfera, afetando a Europa, continente vizinho. G1